Quem somos?
Pela percepção de que a saúde mental se dá principalmente através do movimento, do mover-se com e pela emoção, nasce a Emovere a partir da parceria de duas colegas de trabalho.
Assim foi nosso encontro: duas profissionais da área da psicologia trabalhando em serviços de saúde mental de média e alta complexidade com o papel de acolher, descrever, analisar e cuidar de pessoas em sofrimento emocional. Sofrimento que as levavam para uma diminuição da capacidade de controle dos impulsos, da percepção de si próprio, do grupo e do ambiente. O que resumia em prejuízos nos recursos mentais e emocionais para o enfretamento de situações do campo relacional, tanto na posição pessoal, social e de trabalho.
Nesse universo de dores emocionais e sofrimento mental, cada qual com seu saber, experiência e olhar para vida, juntas percebemos que as pessoas com seus sofrimentos carregavam diversos registros e rupturas com o mundo do trabalho: pela incapacidade de trabalhar, pelo afastamento do trabalho para realização de cuidados de saúde, pela dificuldade de ser compreendido ou aceito pelos colegas e liderança, pelo medo de não conseguir trabalhar ou não se satisfazer dentro de suas condições de trabalho, foram infinitas situações percebidas que estão relacionadas ao trabalho e a saúde mental.
A partir disso, veio o desejo de olhar para o trabalho e levar o cuidado que realizamos para o mundo corporativo, com o objetivo de promover a saúde mental em empresas do ramo da saúde, da educação e da indústria, trazendo as peculiaridades das relações humanas para o cotidiano e a realidade das empresas.
Nosso movimento tem como diferencial uma ampla experiência e conhecimento em saúde mental, baseado nas ciências humanas e biológicas, principalmente pela formação acadêmica de todos nossos colaboradores, que incluem a psicologia, sociologia, a filosofia, o direito e a administração, com um olhar enviesado pela perspectiva psicanalítica, trazendo para o debate a centralidade do trabalho na vida dos sujeitos e sua contribuição para a constituição psíquica, considerando todos os efeitos de retroalimentação entre vida pessoal e profissional.
E a Empresa?
A empresa foi fundada no fim do ano de 2022 com o nome Emovere, que está relacionado com as vivências descritas acima.
A palavra "Emovere" tem sua origem no latim e significa "mover de dentro para fora, entrar em contato". Separando seus radicais, 'e' - 'movere', temos: 'movere' que traz movimento e 'e' que traz a emoção.
Assim, o nome escolhido já carrega em si o sentido da crença, da missão, visão e valores da empresa.
Veja abaixo para saber um pouquinho mais de cada um.
Crença
A saúde mental se dá através do movimento, do mover-se com e pela emoção.
As emoções são programas de ação que governa nosso comportamento físico e mental, que estimula nossa capacidade de pensar, criar e relacionar. As emoções possibilitam o movimento de e para vida, permitindo o sujeito ir ao encontro de resultados. No campo dos processos de trabalho não é diferente, o sucesso depende do movimento emocional que é realizado para o êxito das ações propostas.
Missão
Promover amplitude de conhecimento e atitude nas empresas, impulsionando a qualidade dos resultados, por meio da mudança nos processos ocupacionais e nas relações de trabalho.
A Emovere tem como propósito implantar a cultura de prevenção e promoção de saúde mental no trabalho, além de proporcionar meios curativos, mediante ações qualificadas e norteadas pelas diretrizes básicas de saúde mental ocupacional.
Visão
Ser porta voz da cultura de saúde mental no mundo do trabalho.
A Emovere acredita que para efetivar uma ideia é necessário cultivá-la, por isso desejamos representar e disseminar a ideia de que a cultura de saúde mental nas empresas é um meio de garantir a qualidade e os resultados no mundo do trabalho.
Valores